Header Ads

ad728
  • Recentes

    SÍNTESE DA HISTÓRIA BÍBLICA


    1. Canaã, a terra da história bíblica
    A terra escolhida por Deus  para ser o palco dos vários acontecimentos bíblicos, foi a terra de canaã.  A palavra “canaã”  significa “terra baixa”. Este local situa-se entre o vale do Eufrate e o Egito. Canaã possuía cerca de 240 km de extensão – de norte à sul. e 120 km de largura média de leste ao oeste.  era uma faixa de terra muito fértil . Canaã é o centro geográfico do mundo.  por ser o centro geográfico,  em Canaã havia o encontro de muitas culturas, tais como: egípcia, babilônica, assíria, persa, grega e romana. todas estas culturas tinham influência sobre Canaã. Por ser agraciada com cordilheira, mares e rios, contendo todas as espécies de clima , adquiriu com isto, o cognome de “terra que mana leite e mel”.

    2. Jerusalém, cidade central da história bíblica
    A cidade de Jerusalém foi escolhida por  Deus, antes mesmo de Abraão chegar lá para estabelecer o “quartel general” terrestre da operação divina. O nome primitivo de Jerusalém era “Uruslim”, que significa “cidade de Salim ”. Os judeus identificavam-na como “Salém”. Melquisedeque foi  rei em Salém. Davi fez de Jerusalém a capital de Israel, mais ou menos no ano 1.000  a.C. Esta bela e histórica cidade, infelizmente foi destruída pelos babilônios em 587a.C. Na época de Cristo já era uma cidade muito importante.
     
    3 A linguagem da Bíblia- a escrita
    A data em que o homem fez uso, pela primeira vez da escrita não é conhecida.  Moisés foi a primeira pessoa mencionada na Bíblia como tendo escrito alguma coisa. nem Adão, nem Noé e nem Abraão escreveram  coisa alguma. pelo menos a Bíblia não menciona. Há uns que acreditam que nem mesmo Moisés conheceu a escrita. Hoje acredita-se que muito antes do dilúvio, os homens já praticavam a escrita. a forma mais remota da escrita foi a “pictografia”.  era em forma  de desenhos - de figuras, onde as idéias podiam ser expressadas. Por exemplo: para escrever o “a”., desenham a cabeça de um boi. porque “álefe” significa “boi”. para escreverem ‘”b”,  eles  desenhavam uma casa, porque “beth” significa casa. para uma criança dizer  o abc, teria que pronunciar  - alefbeth, daí originar a palavra “alfabeto”.

    Os idiomas bíblicos ainda existentes:
    Os três idiomas da bíblia que ainda são falados hoje, são – hebraico – grego – e aramaico. o hebraico é a língua oficial do país israelita.  o aramaico é falado entre os cristão assírios persas e no iraque. o grego é a língua oficial da Grécia.  com o passar dos tempos esses idiomas sofreram algumas modificações, porém as suas bases são as mesmas.
    Deus, na sua infinita sabedoria, não permitiu que morressem os idiomas da Bíblia, a fim de que os inimigos da mesma tivessem sua bocas  fechadas.

    “O hebraico”
    Na Bíblia a língua hebraica é também chamada de “judaica”. ou ainda a “língua de canaã”. O alfabeto hebraico possui 22 letras e todas são consoantes. Mais tarde, um sistema de pontos foi inventado, com pequenos símbolos, para indicarem as vogais corretas. estes pontos são colocados em cima  ou dentro das consoantes, a esse  sistema chama-se “massorético”.   entre outras caracteríticas, o hebraico se escreve e se lê da direita  para a esquerda.


    “O aramaico”
    O aramaico, também chamado de siríaco, e caldaico, é a língua oficial dos povos do norte nordeste de canaã, da  síria até ao alto eufrates.  o aramaico difere do hebraico  nos seus sons e na estrutura de certas partes gramaticais. há na bíblia alguns trechos que foram escritos em aramaico.

    “O grego”.
    O grego foi o idioma usado por aleixandre quando dominou o mundo., criando o império grego-macedônio, era o idioma falado pelo povo do seu império.  esse mesmo idioma foi usado na escrita do novo testamento, conhecido como “koiné”., que significa “comum”, para que todos pudessem entender as escrituras.

    “Os manuscritos”.
    A bíblia foi escrita em rolos, que são chamados de “manuscritos”. esta palavra é indicada em abreviatura por  “ms”. estes manuscritos podem ser encontrados em forma de rolo ou livro, feitos de papiro ou pergaminho. o papiro era  preparado de uma planta aquática, muito abundante no egito. o papiro éra um material bastante durável, contanto que não  fosse umedecido. o papiro é forte e durável em clima desertico e seco.  as folhas de papiro eram brancas, quando novas e iam amarelando com o tempo, mas, se guardado em lugar seco não prejudicava em nada a sua legibilidade.
    O pergaminho era feito de peles de animais curtida e polida, preparada para a escrita. é um  material bem mais superior que o papiro, porém ,  de uso mais recente.
    Os manuscritos bíblicos possuiam duas formas de caligrafia: unciais e cursivo. o uncial era escrito em letras maiúscula e sem separação de palavras. porém, o cursivo tem letras minúsculas e separação de palavras.

    “Período interbíblico
    de Malaquias a Mateus houve um período de 400 anos. Durante este período, não houve revelação bíblica.  Nenhum profeta se levantou em nome de deus. Durante este período, muitos livros foram escritos, porém todos destituídos de inspiração divina. a igreja católica enxertou alguns a exemplo de outras versões, no cânon bíblico, porém uma análise mesmo que superficial já mostrará que esses livros não foram inspirados.

    “O novo testamento”.
    Muitos livros foram escritos  juntos aos que hoje compõe o novo testamento, alguns por cristãos devotados e outros por falsificadores, porém este livros eram retirados de circulação e rejeitados pelo fato de cristo ter prometido que “toda a verdade” viria apenas pelos apóstolos.  Dentro desta promessa, estão os escritos de Paulo, Lucas Tiago e Judas.
    As epístolas foram assim escritas: as de Paulo, que foram os primeiros escritos do novo testamento, num total 13, foram escritas entre os anos 52 e 67 a. d.  as epistolas de hebreus e judas foram escritas entre os anos 68 e 90 a. d.  algumas epístolas de Paulo foram escritas depois dos evangelhos sinópticos. o apocalipse foi escrito em 96 a. d., durante o reinado do imperador Domiciano. é, portanto, o livro mais recente do novo testamento. Para ser escrito o novo testamento, usaram menos de 100 anos.

    Nenhum comentário

    Deixe seu comentário.

    Post Top Ad

    Garanta Sua Vaga Gratuitamente

    Post Bottom Ad

    ad728