Header Ads

ad728
  • Recentes

    Como Manusear A Bíblia

    Ir Para Pagina Inicial Do Curso (todas as Disciplinas)

    Ir Para Índice Desta Disciplina

    Para um completo domínio no manuseio  da Bíblia, é necessário primeiramente que  o aluno conheça as: divisões da Bíblia, divisões de capítulos, divisões de versículos e de parágrafos.
    A Bíblia completa se divide em duas partes: Velho e Novo Testamento. O velho Testamento é formado por 39 livros e o Novo Testamento de 27 livros. A Bíblia completa, 66 livros.   Abreviaturas: V.T. para Velho Testamento, e N.T. para Novo Testamento.

    a) – Palavras em Itálicos: Algumas palavras em itálicos, que aparece na Bíblia, especialmente na Versão Almeida Revista e Corrigida, não constam dos originais. Exemplos: Mt. 8.26,33; 10.23; Lc.19.2.     Procure em sua Bíblia.

    b) Palavras entre parêntese: As palavras que na Versão Almeida Revista e Corrigida estão em itálico, na Versão Almeida Revista e Atualizada aparece entre parêntese ou colchetes, com uma observação: Nem todas.

    c) Títulos dos capítulos: É bom que se diga ao estudante da Bíblia, que os títulos sobrepostos aos capítulos também não constam dos originais. Por exemplo: Parábola dos dez talentos, Parábola do Rico e de Lázaro, etc., etc.

    d) Divisão da Bíblia em cap. e versículos: Esta divisão, que até certo ponto é muito bom para o estudante, porém, também não consta dos originais. E, por outro lado, torna prejudicial, pois tira o sentido do texto e às vezes corta a continuidade de alguns assuntos.

    e) Divisão do texto por parágrafo:  A divisão de texto por parágrafo, também não consta dos originais. A única Versão em português que possui essa divisão é a Almeida Revista e Atualizada.

    f)  Que é um texto?  Texto são todas as palavras contidas numa mensagem bíblica. Por exemplo, pode ser um versículo bíblico.

    g) Que é contexto?  Contexto é o texto anterior ou posterior ao que estamos lendo, ou seja é tudo aquilo que está antes ou depois da passagem que se está lendo. O contexto pode ser imediato – encontrado logo, ou remoto, quem sabe em todo o capítulo ou livro.

    h)  Que é referência?  É a conexão direta sobre determinado assunto. A referência indica livro, capítulo, versículo e outras indicações necessárias. Ex. Rm 11.17

    i) Outras indicações: Se numa citação bíblica você encontrar um “a”. por exemplo: Rm.11.17a.  Se em outra citação, você encontrar uma letra “b”, por exemplo: Rm.11.17b.    Porém, se for “ss” significa que todos os demais versículos devem ser lidos. Outras abreviações como “vv”, significa versículos, cf. significa compare ou conforme ou ainda confira, ie – isto é.

    j) Como fazer abreviaturas de livros bíblicos:  Exemplos Gn –Gênesis- Ap –Apocalipse, Mt – Mateus, Lc – Lucas, etc. O ponto e a vírgula juntos indica o início de um novo capítulo – exemplo Gn 2.9; 11.15, etc.


    III. Siglas das traduções da Bíblia


    Abreviaturas das traduções da Bíblia:

    ARC – Almeida Revista e Corrigida.

    ARA – Almeida Revista e Atualizada.

    NAA - Nova Almeida Atualizada.

    SSB – Sociedade Bíblica do Brasil.

    NVI - Nova versão Internacional

    NTLH - Nova Tradução na Linguagem de Hoje

    IBB – Imprensa Bíblica Brasileira.

    a)      Outras abreviações

    AC: Antes de Cristo

    AD – Ano Domini – Depois de Cristo

    DC – Depois de Cristo

    Ir Para Pagina Inicial Do Curso (todas as Disciplinas)

    Ir Para Índice Desta Disciplina

    Nenhum comentário

    Deixe seu comentário.

    Post Top Ad

    Garanta Sua Vaga Gratuitamente

    Post Bottom Ad

    ad728