Header Ads

ad728
  • Recentes

    Você Nasceu De Novo

    VOCÊ NASCEU DE NOVO

     (Lição 1) Discipulado Catedral Da Paz


    Nesta lição você vai aprender:
    O que é nascimento.
    Como ocorreu o novo nascimento
    Quais são os sinais de uma nova vida com Deus.


    Como você era antes de nascer de novo?
    A experiência do novo nascimento envolve basicamente depois de ter um encontro pessoal com Deus, você deve ter percebido que algo diferente aconteceu com você. De uma forma muito intima, você sabe que não é mais a mesma pessoa. É claro que por fora nada mudou, mas, por dentro, algo revolucionário aconteceu. Coisas que
    antes o atraiam já não o fascinam mais. Os amigos o acham estranho nem mesmo você
    está compreendendo seu modo de agir.
       A Palavra de Deus dá um nome a essa experiência: novo nascimento. Você nasceu
    de novo. Agora é uma nova pessoa, uma nova criatura. Esta é a primeira experiência, o
    primeiro estágio de sua vida cristã.


    O QUE SIGNIFICA O NOVO NASCIMENTO?
       Significa que você ganhou a vida de Deus em acréscimo à sua vida natural. Antes você tinha apenas a vida natural, mas agora recebeu uma vida espiritual, a vida do próprio Deus. Também chamamos essa experiência de regeneração.

       A salvação de Deus é plena, completa. Ela inclui o perdão dos peca- dos, a purificação, a santificação, a justificação, a libertação da escravidão, a regeneração etc.
      Tudo isso aconteceu a você. Porém, dentre todos, a regeneração é o mais importante porque é o centro da nossa salvação. O objetivo central de Deus ao nos salvar é nos dar a Sua vida. Foi para isso que Ele nos perdoou, justificou, libertou e santificou. Ele realizou tudo isso com um propósito: para que pudéssemos receber Sua vida dentro de nós e nascer de novo.

       É por termos essa vida dentro de nós que podemos afirmar que somos filhos de Deus. Todo filho traz dentro de si a natureza de seu pai.
     O mesmo acontece conosco:
    trazemos a vida e a natureza de Deus dentro de nós, por isso somos transformados em Seus filhos. Alegre-se, você agora é um filho de Deus, com todos os direitos que essa posição lhe confere.

       O novo nascimento ou regeneração é a entrada da vida de Deus em você. É a primeira experiência na vida cristã, o ponto de partida para o seu crescimento em Deus.
       Vamos compreender melhor como isso aconteceu. Quatro elementos: a natureza, o coração e o espírito do homem, e a vida de Deus. Como eram esses quatro aspectos em você?

      Em primeiro lugar, lemos em Jeremias que "enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?" (Jr 17.9). Embora fale de coração, esse verso trata, na verdade, da natureza humana. Assim, vemos que a sua natureza original é enganosa, fraudulenta e extremamente corrupta, completamente diferente da natureza de Deus.

       Em segundo lugar, o seu coração era duro como pedra. Lemos em Ezequiel 36.26 que o nosso coração é de pedra, mas que Deus nos daria um coração novo, de carne.
       Isso significa que, antes de nascer de novo, o seu coração era endurecido, rebelde e insensível para as coisas de Deus.

       Em terceiro lugar, o seu espírito estava morto para Deus, como está escrito em Efésios 2.1.
     Você tinha um espírito, mas ele estava morto para Deus. É como um rádio quebrado. Ele existe, mas é incapaz de sintonizar qualquer freqüência. O seu espírito era como esse rádio quebrado, incapaz de sintonizar a voz de Deus e ouvi-Lo.
     É através do espírito que você pode ter contato com Deus.
     Mas como o seu espírito estava morto, você não entendia nada das coisas do Espírito. Na verdade, elas eram loucura para você.

       Em quarto lugar, você estava separado da vida de Deus. Uma vez que a natureza de um homem não regenerado é corrupta, seu coração está endurecido para com Deus e seu espírito, morto, então você estava separado da vida de Deus (Ef 4.18).
    Essa era a sua condição antes de nascer de novo.


    2. Como ocorreu o novo nascimento?
       No momento do novo nascimento, a primeira coisa que você percebeu foi que sua natureza era corrupta e rebelde contra Deus. Você já era assim, mas, naquele momento, a luz de Deus o tornou consciente de sua condição espiritual. O Espírito Santo iluminou você, fazendo-o perceber que não apenas o que você fazia era errado, mas que sua própria natureza era errada.

       Em segundo lugar, seu coração foi quebrantado diante de Deus.
    Quando nascemos de novo, o Espírito Santo nos ilumina e enxergamos os nossos
    pecados contra Deus e os homens. Por causa dessa luz, o nosso coração fica
    quebrantado diante de Deus.

       Em terceiro lugar, seu espírito ficou compungido e contrito. Devido ao arrependimento do coração, o espírito recebe uma tristeza santa por causa do pecado.

      Em quarto lugar, você recebeu a vida de Deus dentro de si, em seu espírito.
     Esta é a vida que Deus queria que o homem provasse lá no Jardim do Éden, se comesse da
    árvore da vida. Mas o homem pecou e, por isso, foi expulso do Jardim. Deus, então, colocou um querubim com uma espada de fogo para guardar o caminho da árvore da vida (Gn 3.24).
       Sendo assim, o homem não podia mais ter a vida de Deus. Porém, houve um dia em que Jesus derramou o seu sangue na cruz, satisfazendo a exigência da justiça, da glória e da santidade de Deus, abrindo o caminho que conduz à Sua vida.
     Desta forma, no momento em que recebemos o Senhor Jesus Cristo com contrição, arrependimento e
    fé, recebemos a vida de Deus em nós (1Jo 5.11).


    3. Quem você se tornou após nascer de novo?
       Os quatro pontos que analisamos são também os sinais inequívocos de que uma pessoa nasceu de novo, foi regenerada. Sabendo que tudo isso aconteceu em sua vida, então, como você é hoje?

       Em primeiro lugar, você sente que a sua natureza terrena continua sendo má, mas não quer confiar nela nem deixar que domine a sua vida.

      Em segundo lugar, você recebeu um novo coração que é brando para com Deus.
    Aquele antigo coração de pedra foi removido e agora você possui um coração sensível, de carne (Ez 36.26), que deseja amar a Deus e ter comunhão com Ele; que anseia pelas coisas espirituais e é disposto a obedecer à voz de Deus. Às vezes, é incapaz de obedecer, mas possui disposição e anseio profundos por fazê-lo.

      Em terceiro lugar, o seu espírito está vivo para Deus. O espírito que antes estava morto foi vivificado pelo Espírito Santo. Ele agora é capaz de ter comunhão com Deus, de ouvir a Sua voz e perceber as coisas espirituais.

      Em quarto lugar, você recebeu a vida de Deus. Agora ela é o centro da sua vida e precisa crescer em você até saturar todo o seu ser. Ser cristão é possuir a vida de Deus e manifestá-la através da sua.
     À medida que você crescer será mais sensível a ela e desejará obedecê-la cada vez mais.


    4. Sinais da nova vida
       Nas Escrituras, vemos que a vida que Deus planejou para você é cheia de alegria e descanso, de comunhão plena e constante com Deus, em perfeita harmonia com Sua vontade. É uma vida que não tem fome do mundo, pois está cheia de Deus. É vitoriosa, pois não se abala facilmente. O Salmo 125.1 diz que "os que confiam no Senhor são como o monte de Sião, que não se abala, firme para sempre".
       A nova vida que você recebeu é o próprio Cristo, por isso não há lugar para fraqueza ou derrota (CI3.4).


    As características práticas desta nova vida que agora você tem em seu espírito são as seguintes:

    A.    É livre do pecado Jesus o libertou do pecado, agora você é livre: Ela dará à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles. (Mt 1.21)
       Ser livre do pecado não significa que, eventualmente, você não vá tropeçar, ou não será mais tentado. Quer dizer que você é livre para dizer não ao pecado cada vez que o diabo o tentar.

    b.    Tem comunhão íntima com Deus Quando você recebe um espírito novo, ele deseja o Senhor.      Agora, você anseia intensamente por ter uma intimidade mais profunda com Deus.
    Uma vez livres das mãos de inimigos, o adoramos sem temor, em santidade e justiça perante ele, todos os nossos dias. (Lc 1.74,75)

    c.    Satisfaz-se com o Senhor A vontade de Deus é que tenhamos satisfação e contentamento.
    Se você ainda sente uma insatisfação interior, precisa avaliar se realmente bebeu da verdadeira água viva ou se tem voltado a beber da água do mundo. Quem bebe da água viva não tem mais sede, mas quem bebe da água do mundo fica ainda mais insatisfeito.

    Jesus disse que:
    Se você beber da água que ele der, você nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que ele lhe der será em você uma fonte a jorrar para a vida eterna. ao 4.14)

    d.    É cheia de influência divina
    Existe um rio fluindo do seu interior, que nutre todas as áreas de sua vida. Esse rio, além de suprir você, tem o poder de influenciar e tocar outras vidas. Você agora precisa deixar que ele flua do seu interior para suprir os outros.
     Certa vez, Jesus se levantou e exclamou:
    Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva. (Jo 7.37.38)

    e.    Vence as circunstâncias e o diabo
       Aquele que nasceu de novo é capaz de vencer as circunstâncias e o diabo, porque agora, é a vida do próprio Deus que habita nele, e ela prevalece sobre todas as coisas. O apóstolo Paulo nos diz:
      Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? Como está escrito: Por amor de ti, somos entregues à morte o dia todo, fomos considerados como ovelhas para o matadouro. Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. (Rm 8.35-37)

    f.    Pratica o bem
       Aquele que nasceu de novo agora anseia por fazer a vontade de Deus, cumprindo a Sua palavra. Pode ser que, às vezes, não consiga, mas o desejo permanece e, por fim, acaba praticando o bem.
       Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas.(Ef 2.1O)



    5. Dicas práticas
    Agora que você nasceu de novo e foi batizado, precisa tomar algumas atitudes:
    a- Conte para seus amigos e parentes que você agora é um filho regenerado de Deus.
    Você deve estar em uma célula em que possa ter comunhão com os demais irmãos em Cristo.
    Compre uma Bíblia e comece a ler o Novo Testamento. Peça ao irmão designado como seu Anjo da Guarda para lhe dar um plano de leitura bíblica para auxiliá-lo.
    É absolutamente vital que você participe todos os domingos da celebração da Igreja. Lá você receberá uma dose semanal da unção e da Palavra de Deus.
    No final deste livro, há uma série de confissões. Faça cada uma delas, escolhendo uma por dia. Não se trata de uma reza, mas de uma confissão que você faz para si mesmo e para o mundo espiritual. Elas são a Palavra de Deus escrita. Fale-as em voz alta e elas o encherão de fé.
    Você agora é um filho de Deus. Tenha convicção da sua salvação e declare isso.
    Nada poderá mudar esta realidade por toda a eternidade. Não importa o que aconteça, você nunca deixará de ser filho de Deus .
    Quando se deparar com uma dificuldade ligue para o irmão que foi designado para ser o seu Anjo da Guarda.

    Nenhum comentário

    Deixe seu comentário.

    Post Top Ad

    Garanta Sua Vaga Gratuitamente

    Post Bottom Ad

    ad728