Header Ads

ad728
  • Recentes

    Chegou o Tempo de Voar (3ª parte - serie águias)



    Como a águia desperta o seu ninho, se move sobre os seus filhos, estende as suas asas, toma-os e os leva sobre as suas asas, assim, só o SENHOR o guiou; e não havia com ele deus estranho.

    — Deuteronômio 32.11,12
    Logo depois que os bebês águias nascem, eles pas­sam um tempo tranqüilos. Aconchegam-se no ninho macio e emplumado, e tudo de que necessitam lhes é trazido. Entretanto, um dia, as coisas mudam. Chega o momento em que a águia mãe agita o ninho!

    Agitando o ninho

    No momento certo, a águia mãe desce no ninho, bate e agita as suas asas, e faz com que seus filhotes acordem e andem. Então, ela retira do ninho, todas as folhas e penas macias, de tal forma que as aguiazinhas não fiquem confortáveis - quando as jovens águias tentam deitar-se, os galhos as espetam. É o momento dos bebês crescerem!
    Talvez, você esteja neste mesmo ponto na sua caminhada espiritual. Deus o proveu e o ajudou. Você conhece as Santas Escrituras, mas precisa crescer espiritualmente. É tempo de começar a crer nEla por você mesmo.

    Algumas vezes, as pessoas atingem uma posição na caminhada com Deus na qual elas se perguntam porque as coisas não estão tão confortáveis como costumavam ser. Provavelmente, isso aconteceu porque elas precisavam crescer! Talvez, Deus as esteja agitando, exatamente como a mamãe águia sacode o seu ninho e bate as asas em cima dos seus filhotes!
    Isso é o que o Senhor pode fazer com você. Ele o agita e remove todas as penas macias - tudo na sua vida que faz com que seja fácil ficar espiritualmente complacente. Deus tenta ajudá-lo a levantar-se para começar a sair do seu lugar de conforto e aprender como crer nEle por você mesmo (e não apenas para você mesmo, mas também em benefícios de outros!).

    Queda livre

    Depois de uns dias de agitação dos seus filhotes e de fazê-los caminhar no ninho espinhento, a mãe entra no ninho, localiza-se atrás deles e bate as asas até que, finalmente, uma das águias sobe até a beirada do ninho.
    Entretanto, a águia mãe não fica satisfeita. Com o bater das suas asas, ela, deliberadamente, empurra o primeiro filhote até a beirada, para fora. E lá se vai a pequenina águia em queda livre!
    Talvez você pense: "Irmão, esse filhote sou eu! Eu me sinto como se acabasse de ser empurrado para fora da minha vida confortável, e estivesse em queda livre. E daí, o que tenho de fazer?"
    Você tem de fazer o que viu outros cristãos fazerem - usar as suas asas da fé e crer em Deus!

    O Pai celestial não o deixará cair

    Pobre águia! A única coisa que ela sabe fazer é o que viu mamãe e papai fazerem com aquelas suas asas enormes todas as vezes que voavam para o ninho. Assim, a aguiazinha começa a bater as asas - mas não adianta muito. Então, antes de quase baterem no chão, a mamãe ou o papai se arremetem bem por baixo dela e, gentilmente, seguram-na em suas grandes asas, de volta para o ninho.
    Eu gosto disso. Você pode estar no seu limite, prova­velmente, olhando para baixo em uma situação que lhe parece impossível. Ou quem sabe, solto no ar, experimentando suas asas da fé pela primeira vez. Parece como se você estivesse a ponto de bater no fundo de uma rocha e então estará tudo terminado. No entanto, amigo, o Pai celestial não o deixará cair (Ex 19.4)!

    Aprendendo a voar

    Analisemos a passagem de Deuteronômio 32.11:
    DEUTERONÔMIO 32.11
    11 Como a águia desperta o seu ninho, se move sobre os seus filhos, estende as suas asas, toma-os e os leva sobre as suas asas.
    Sem dúvida, este versículo refere-se à parte de trás da asa de um pássaro, onde o filhote aterrissa quando está na asa dos seus pais.
    É interessante notarmos que, logo no dia seguinte, as águias passam pelo mesmo teste. Mas, desta vez, elas estão muito mais forte e voam um pouco mais, antes de serem apanhadas pelas asas de seus pais.
       Então, depois de cerca de três dias exercitando-se, de repente, acontece: a pequena águia começa a voar alto com as asas estendidas, majestosamente, na corrente de ar ascendente ao vento. Ela está voando!
    Imagino a pequena águia enquanto voa. Ela olha em volta, para a maravilhosa criação de Deus, e pensa: "Oh, isso é divertido!"
    O mesmo acontece quando você, pela primeira vez, salta da segurança do seu ninho espiritual e crê em Deus. Não é muito divertido no começo. Mas, uma vez que real­mente aprende a voar - a confiar e crer em Deus em todas as situações da sua vida -, você não tem outra alternativa! Depois de algum tempo, as asas da sua fé se tornam fortes, porque você as exercita constantemente. Então você não terá problema algum quando um abismo de provas tentar atingi-lo - porque está acostumado a confiar na Palavra de Deus. Dessa forma, você salta exatamente no meio daquele grande abismo, sabendo que a Palavra irá sustentá-lo e conduzi-lo em segurança até o outro lado. Bem, por volta do quinto dia, a mamãe águia não pre­cisará mais empurrar seus filhotes para fora do ninho. Em vez disso, eles se levantam e voam juntos!

    Não tenha medo de experimentar suas asas

    Algum dia, se você desejar voar alto como as águias, terá de estar disposto a confiar em Deus e a deixar a segurança do ninho. E se, em algum momento, quiser
    receber as bênçãos que você crê que Deus falou ao seu coração, e vê-las acontecer, precisará experimentar suas asas espirituais, (elas estão em você, embora não tenha consciência disso!).
    As asas daquela pequena águia já estavam nela o tempo todo - ela, simplesmente, não sabia como usá-las! Mas a mãe estava ciente do momento certo de os seus filhotes as estenderem e aprenderem a voar.
    Do mesmo modo, você precisa aprender a confiar em Deus, porque Ele sabe qual é o momento em que você deve começar a estender as suas próprias asas espiri­tuais e aprender a viver pela fé na Sua Palavra.
       Todos esses procedimentos são necessários para o nosso crescimento espiritual. Você não pode permanecer no ninho da segurança. Mais cedo ou mais tarde, terá de aprender como dar passos de fé. Você precisa sair do ninho e aprender a voar!
    Perceba que, muitas pessoas não obterão de Deus mais direção, enquanto não fizerem primeiramente um movimento. Não falo sobre mudar-se de cidade ou de igreja, mas sobre mover-se com Deus e desenvolver a fé.

       Algumas vezes, as pessoas atingem um ponto, na vida cristã, no qual parece não saberem para onde ir ou o que fazer. E como se estivessem bloqueadas no seu crescimento espiritual. Creio que uma das razões é que elas não se moveram com Deus, não desenvolveram a fé.
       Então veja, você precisará tomar uma atitude. Dê um passo para fora do seu ninho de dependência e compla­cência espirituais, e aprenda a confiar no Pai. Não tenha medo de experimentar as suas asas da fé. Você tem potencial para voar alto com elas, e, um dia, conseguirá - mas não enquanto não fizer um movimento e der o primeiro passo!

    Tire as limitações

    Deus jamais o limitará no recebimento de tudo o que Ele tem para você. A verdade é que você é quem O limita em sua vida!
    Deixe-me perguntar-lhe: Quantas coisas grandes você pode sonhar em realizar para Deus? Quanto pode crer nEle para isso? A sua resposta determinará sua altitude espiritual ou a altura que você atingirá, na vida, com Cristo. O limite é seu, não de Deus. Estude a Palavra e descubra que Deus não coloca limite algum sobre você.

    O Senhor diz: Nada vos será impossível (Mt 17.20c). Ele diz: Tudo o que pedirdes, orando, crede que o recebereis e tê-lo-eis (Mc 11.24b)!
    Em outras palavras, Deus declara: "Você pode ter o que crer que terá, de acordo com a minha Palavra". Portanto, isso deixa para trás quaisquer limitações suas no que diz respeito à distância que percorrer em Deus!
    Em Filipenses 4.13, a Escritura afirma: [Eu] posso todas as coisas naquele que me fortalece. Aquele eu, na verdade, significa você, se considerar Deus na Sua Palavra.
    Compete a você determinar até que altura voará na vida. Então, tire as limitações e fixe os olhos nas alturas, em Deus. Aprenda uma lição com a águia: construa a sua casa espiritual no fundamento certo - na Palavra - e a construa solidamente, de maneira a resistir às provas.
    Então, não tenha medo de dar um passo de fé e experi­mentar suas asas espirituais. É algo que você mesmo tem de fazer. Sua mãe, pai, irmã ou irmão não podem executar isso por você. Até o próprio Deus não O poderá.
      Você precisa aprender a crer em Deus e considerá-Lo na Sua Palavra. Se assim o fizer, logo se encontrará voando sobre o abismo das impossibilidades com nada por baixo dos seus pés, a não ser a Palavra de Deus. E você alcan­çará alturas maiores do que as que jamais imaginou que pudesse atingir!

    Ouse crer em Deus

    Jesus declarou: O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar (Mt 24.35; Mc 13.31; Lc 21.33).
    Sou uma prova viva de que a Palavra de Deus jamais falha. Em meio a muitas situações, aparentemente impos­síveis, permaneci na Palavra de Deus e continuei a citar Suas promessas - e ainda estou aqui, forte.
    Lembro-me do dia, há muitos anos atrás, em que olhava pela janela do meu escritório no campus do RHEMA. Cada vez mais, as dívidas aumentavam e eu sentia como se carregasse todo o peso de um ministério e da Escola Bíblica sobre os meus ombros. O diabo gritava em meu ouvido: "Você destruiu o que seu pai levou mais de qua­renta anos para construir!"
    Entretanto, embora houvesse pressão, não me curvei, porque sabia que tinha edificado a minha casa espiritual no fundamento da Palavra de Deus - e Ela jamais falha!
    Certa ocasião, em meu escritório, tomei a decisão de crer em Deus e de ter fé na Sua Palavra. Para deixar claro o meu ponto de vista, coloquei minha Bíblia no chão e, literalmente, fiquei de pé sobre Ela! Falei, então: "Diabo, quero que saiba que o Centro de Treinamento Bíblico RHEMA não foi idéia minha nem de meu pai. Foi idéia de Deus, e eu cumpro o que Ele me ordenou. A Palavra promete que Ele suprirá todas as minhas necessidades segundo as Suas riquezas em glória, por Cristo Jesus (Fp 4.19)!"
    "Então se Deus falou, eu creio, e isso encerra o assunto! Eu iá veio resolvido. Avisto todas as contas pagas e as necessidades supridas!" E louvado seja Deus, até hoje, todas as despesas para a condução do centro de.treinamento têm sido pagas, porque Ele tem honrado fielmente a Sua Palavra!
    Na ocasião em que estávamos no processo de construção do novo auditório da Igreja Bíblica RHEMA as pessoas me disseram que estava louco por investir tanto dinheiro naquele prédio. No entanto, agora elas reconhecem que estavam erradas a esse respeito, e se maravilham.
      Hoje temos um local lindo e Deus nos abençoou, ajudando-nos a reduzir a hipoteca de quase setenta por cento em menos de cinco anos! Louvo a Deus por tudo o que foi realizado. Tudo isso é para Ele.   Mas, note que tudo foi possível porque ousei dar um passo fora do meu ninho seguro e experimentar as minhas asas da fé   Atrevi-me a remover as limitações de Deus e considerá-Lo, na Sua Palavra quando as circunstâncias pareciam impossíveis!
    É certo que, teria sido mais fácil e muito mais confortável construir um edifício menor. Todavia, Deus sabia de quanto espaço precisaríamos. Nosso santuário já está lotado nas manhãs de domingo, e continuamos a crescer!
      Eu poderia ter feito o que o homem disse, mas preferi seguir adiante com o que Deus me prometeu!
    Gostaria de encorajá-lo a apossar-se do que o Pai diz e a permanecer firme. Seja tenaz com relação a isso. Entre­tanto, em primeiro lugar, você precisa certificar-se de que construiu a sua vida espiritual no fundamento seguro da Palavra, pois as provas e aflições virão. Elas apareceram no meu caminho, mas aprendi a crer nas promessas de Deus. E as únicas limitações que tive para superar aquelas provações foram as que eu coloquei em Deus.

    Suba para um outro nível de fé

    Deus está perguntando-lhe: "Por que você crê em Mim?" Este é um questionamento que precisa fazer realisticamente. Em outras palavras, reconheça onde está o seu nível de fé e determine por que motivo crê em Deus neste momento. A seguir, exercite a sua fé a fim de receber as bênçãos para as quais você crê nEle. À medida que você recebe as respostas destas indagações, sua fé é fortalecida, aumenta, e você começa a subir para um outro nível de fé.
    Devemos mover-nos para novos níveis, com a Palavra de Deus, até Jesus voltar (então, não precisaremos mais crer em Deus para provisões terrenas, pois estaremos com Ele!). Mas, durante o tempo em que estamos na Terra, podemos sempre realizar mais para o Reino de Deus se simplesmente dermos um passo na Palavra e ousarmos crer nEle!

    Voar com asas como águias

    Algumas vezes, pode parecer mais fácil ficar em um ninho desconfortável do que dar um passo para fora e começar a crer em Deus por si mesmo. Você pode achar que suas asas são muito fracas para sustentá-lo quando chegar o momento de saltar do ninho e voar. Todavia, a Bíblia declara que o Senhor Deus dá vigor ao cansado e multiplica as forças ao que está sem vigor!
    ISAÍAS 40.28-31
    28 Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o SENHOR, o Criador dos confins da terra, nem se cansa, nem se fatiga? Não há esquadrinhação do seu entendimento.
    29 Dá vigor ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor.
    30 Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os jovens certamente cairão.
    31 Mas os que esperam no SENHOR renovarão as suas forças e subirão com asas como águias; correrão e não se cansarão; caminharão e não se fatigarão.
    No princípio, a águia não tem um tremendo poder nas asas. Para fortalecer-se, ela precisa ser desenvolvida!
       Lembre-se de que, a partir do momento em que uma pequena águia está aprendendo a voar pela primeira vez, sua mãe a empurra para fora do ninho, e o filhote cai por milhares de metros, tentando mover suas asas. Então, a mamãe e o papai águias se arremetem por baixo dela, apanham-na e a levam de volta para o ninho.

    Elas passam por esse treinamento, inúmeras vezes, até que, um dia, depois de cair de diversas maneiras, de repente, a pequena águia começa a subir e a voar alto com as asas fortalecidas.
    Isso é o que precisamos fazer. Temos de continuar a usar nossas asas da fé, oração e louvor, até começarmos a voar alto nos ventos do Espírito Santo, com nosso Pai celestial.
    Veja, você não conseguirá voar alto com asas espirituais no começo, pois é necessário desenvolvê-las primeiro. Como? Fortalecendo-as! Exercitando constantemente a sua fé na Palavra de Deus e, todos os dias, passando tempo com o Senhor em oração e louvor.

    E tempo de voar! Não importa se você está balançando-se no limite do seu ninho de segurança, dando um passo na Palavra de Deus pela primeira vez, ou se já descobriu suas asas da fé. Deus não permitirá que você caia, e a Sua Palavra jamais falhará em sua vida!

    Amigo, não tenha medo de sair do ninho familiar e de usar suas asas espirituais.
     Tire as limitações e ouse crer em Deus, repetidas vezes, até que a vida pela fé na Palavra, torne-se normal para você. Então, logo você ascenderá com maior confiança e força nas asas espirituais, voando cada vez mais alto, à medida que alcança novas altitudes de fé em Deus!

    Nenhum comentário

    Deixe seu comentário.

    Post Top Ad

    ad728

    Post Bottom Ad

    ad728