Header Ads

ad728
  • Recentes

    PROFETA SAMUEL E OS NOSSOS DIAS

    PENSANDO NO PROFETA SAMUEL E OS NOSSOS DIAS

    Samuel , serviu na casa do Senhor chamado e levantado por Deus para o desempenho ministerial. Ana clamou por um filho, Deus lhe
    respondeu dando-lhe o filho e provendo-Se de umSacerdote e Profeta.

    no contexto espiritual e moral, com os nossos dias

     – os dias trabalhosos.
    Vejamos o contexto da época:



    1. Samuel foi servir no templo quando era criança, pois fora voto de gratidão de sua mãe

    2.  Eli era o sacerdote – porém já sem autoridade; Hofni e Finéias estavam moralmente e espiritualmente depravados – a fama deles era horrível em Israel.

     Eram chamados de filhos de Belial, ou seja, homem vil; perverso de boca e de coração, que acena com olhos, mãos e pés; maquinador do mal e semeador de contendas (Pv. 6:12-14).

    3. A glória – a presença de Deus – se afastara de Israel

    4. A nação de Israel estava acuada diante dos filisteus, e por causa disso, teve perdas significativas em duas batalhas – 34 mil homens de Israel, inclusive quando a arca do Senhor estava com eles

    5. O povo estava de mãos dadas com a idolatria  

    a. Em contraste com a ministração corrompida de Hofni e Finéias, pois faziam o que bem entendiam com as coisas sagradas
    b. Em tempos de escassez da Palavra e visões do Senhor, “Samuel servia ao Senhor” (I Sm. 3:1).
    Samuel foi levantado por Deus e colocado na casa do Senhor porque o Senhor desejava trazer um reaviva mento em Israel. Porém todo reaviva mento tem que começar pelo altar e nunca pelo povo.

    .
     > Há muitas igrejas em que a Palavra do Senhor – a pregação bíblica e cristocêntrica – é rara (quando não proibida), e as visões do Senhor há muito se foram.


     Isso é porque o ministério está corrompido. Não há mais temor no altar,


    Não se pode falar contra avalanche de divórcio, porque há obreiros, nos púlpitos, divorciados; não se pode falar contra os pecados morais (adultério, fornicação, prostituição, homossexualismo), porque há obreiros de mãos dadas com esses pecados, e muitas vezes se mexer com eles, poderá vir à tona pecados horríveis de outros; não se pode falar com relação à seriedade administrativa e/ou financeira porque, inclusive, a seriedade administrativa de muitas igrejas é dúbia;

    c.  Tempos de crise são propícios para revelarem que são os corajosos para cuidarem dos negócios do Pai (Lc. 2:49).(a mãe de jesus o procurava)


    O compromisso de Samuel era com Deus, com a Sua Palavra. Samuel não precisou punir os que estavam brincando com o ministério e com as coisas sagradas. Quem os puniu e os extirpou foi Deus (I Sm. 2:25-36; 4:11,17,18).

     >><<>><<>><<>><<>> 

    Samuel era descendente de Côrach, e isso nos mostra o poder do arrependimento.

    O próprio Côrach não se arrependeu, mas seus filhos se arrependeram em tempo de se salvarem da morte horrível que se abateu sobre seu pai e os seguidores dele. "E os filhos de Côrach não morreram." Eles mereceram que o grande Profeta Samuel fosse um dos seus descendentes.

     Os filhos de Côrach também foram cantores e poetas famosos entre os levitas.

     São os autores de diversos Salmos

    Nenhum comentário

    Deixe seu comentário.

    Post Top Ad

    ad728

    Post Bottom Ad

    ad728