» » » » As Dispensações e Suas Alianças

É de suma importância nos determos, por breve momento, no estudo das dispensações já que esta está ligada fortemente a escatologia. Os pactos realizados por Deus durante determinado tempo da história permanecem até hoje e as promessas inclusas nestes pactos esperam cumprimento total.

Dispensações são períodos de tempo em que Deus estabelece diferentes maneiras de tratar com seu povo, sendo que em cada uma delas há a pactos estabelecidos por Deus em que são feitas promessas que foram ou serão cumpridas e também exigências como condições para que as alianças ou parte delas sejam concluídas. É interessante ressaltar que as alianças ou pactos tinha características diferentes relativas ao seu cumprimento, algumas eram totalmente condicionais, onde, aquela pessoa ou nação com quem foi feita a aliança, deveria cumprir alguns pormenores para sua realização. As incondicionais ao contrário, não estavam dependentes da pessoa ou grupo com que a aliança era feita, Deus prometia e independente de qualquer coisa ele se comprometia a fazer.
O dispensacionalismo apresenta todo o plano de Deus através dos séculos por períodos, como se fossem capítulos de um livro, embora sejam distintos têm o mesmo contexto, ou seja, mesmo as dispensações sendo diferentes estão interligadas e elas tratam do mesmo contexto, que é a revelação de Deus ao homem e também o desenvolvimento deste relacionamento.

Leia Também:


No quadro veremos um resumo das dispensações e suas alianças:


AS DISPENSAÇÕES
ALIANÇAS DA DISPENSAÇÃO
INÍCIO DA DISPENSAÇÃO
1- da Inocência
1- Edênica Gn 1:27-30
Na criação
2- da Consciência
2- Adâmica Gn 3:14-21
Na queda do homem (durou cerca 1656 anos)
3- do Governo humano
3- Noêmica Gn 9:1-17
No fim do dilúvio (durou cerca de 415 anos)
4- Patriarcal
4- Abraâmica Gn 12:1-3
Na chamada de Abraão (durou cerca de430 anos)
5- da Lei
5- Mosaica Ex 19:1-25
6- Palestínica Dt 28,19,30
7- Davídica IISm 7:12; Sl 89:3-4
No Sinai quando Deus da a lei a Moisés (1445 a.C.)
6- da Graça ou da Igreja
8- Nova aliança
Na morte vicária de Cristo na Cruz do Calvário
7- Milenial
Não existe aliança específica para esta dispensação mas sim a confluência de algumas que encontrarão seu total cumprimento.
Na vinda de Cristo para julgar a terra e estabelecer seu reino

Redação Catedral Da Paz

Rede Paz Brasil, Igreja Catedral Da Paz, Rio Verde-GO; Nas publicações podem conter Imagens e Textos das igrejas e seus oficiais e da Internet.
«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Deixe Seu Comentário

Leave a Reply

Pessoal Fiquem a Vontade Para Comentar nossas publicações