» » » » » COMO TRANSFORMAR DERROTAS EM VITÓRIAS!




Lutas?

– Êxodo 14:1-31
 Quem não as tem?
 Batalhas? Quem não as vive?
 Certamente aquele que disser NÃO a estas perguntas, não vive neste mundo, pois o próprio Jesus, o Senhor da igreja, VIVEU LUTAS E BATALHAS, e Ele mesmo disse: "No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo eu venci o mundo". Parece que quando não há problemas, sentimos que algo de estranho está acontecendo.
 A Palavra de Deus nos mostra que não foi diferente para todos aqueles que buscaram andar segundo a vontade de Deus, pois não foram poupados de sofrer as aflições neste mundo.
 Porém ser um homem de Deus é entender que Ele transforma as DERROTAS, segundo o Mundo, em Vitórias. Podemos aprender isso com Moisés ,como transformar as aparentes derrotas em vitórias.


Em primeiro lugar...
I - OUVINDO A VOZ DE DEUS(v.1): 1.1.É interessante notar no verso primeiro o seguinte: "Disse o Senhor a Moisés" ou "falou o Senhor a Moisés". Não sabemos de que forma falou o Senhor a Moisés, se de voz audível, se no seu coração ou na sua mente. O que importava era que havia uma direção de Deus, e havia um interlocutor Moisés. Moisés ouvia o que Deus estava dizendo, e executava o desejo de quem o falava.

  • Com certeza quando você se converteu, uma voz ou até mesmo uma direção foi sentida na sua vida da parte de Deus. Lembre-se disso: o seu começo com Deus foi ouvindo-o, por isso você nunca deverá deixar de buscar ouvir a Deus e estar próximo Dele.
    1.2. Para Moisés não bastava simplesmente usar o recurso da audição, era preciso ouvir com os ouvidos e agir com o corpo.
    1.3. Ouvir a voz de Deus para transformar derrotas em vitórias significa ter uma conversa com Deus ouvir d’Ele o seu desejo, e agir em favor de sua vontade.
  • Este deve ser o clamor dos filhos de Deus neste tempo. Antes de tomar uma decisão ou seguir uma direção é necessário saber se Deus está neste negócio, porque não importa fazer algo que Deus não esteja presente. Ex 33:15
     1.4. Observemos o que Deus disse a Moisés: "Dize aos filhos de Israel que voltem, e se acampem junto a Pi-Hairote, entre Migdol e o Mar. Assentareis o acampamento junto ao mar, diante de Baal-Zefom." Isto significava acampar numa região sem saída. À frente o mar, para trás o caminho que traria os exércitos de faraó bem de frente com o povo.
Qualquer comandante de exército, ainda que pequeno, não adotaria tal estratégia, pois seria colocar em risco a vida de seu exército, quanto mais um líder de uma nação. Porém Moisés obedecia aquele que sabia o que fazia, obedecia ao Senhor de sua vida, obedecia ao Senhor de seu Povo. Se Deus dizia que aquele vale tendo o mar à frente e o caminho de Faraó atrás, era o melhor caminho para o povo, quem era Moisés para contestar?


II – CRENDO (v.13 e 14):
2.1. Crer, Ter fé, significa se lançar ao desconhecido sabendo aquilo que Deus falou (Hb 11:1). É confiar na palavra de Deus, é confiar que nada podemos, mas Ele pode. Quantas batalhas na bíblia foram vencidas porque o líder do exército orou e veio a resposta de Deus, desta forma o povo obedeceu e venceu guerras.
     2.2. Todas as coisas são possíveis a Deus! Não era a toa que Deus era conhecido no Velho Testamento, para o povo e para os grandes líderes com El Shaddai, ou o TODO PODEROSO. Não há limitação para Deus e crer nEle significa Ter a garantia que tudo Ele pode por nós.
     2.3. Moisés afirmou: "Aos Egípcios, que hoje vistes, nunca mais vereis para sempre”. Por que certamente Moisés sabia em quem ele depositava sua fé, no Deus que TUDO pode.
     2.4. Observe o exemplo de alguns homens que agradaram a Deus porque creram:
a) Noé - Pela fé, Noé, divinamente instruído acerca de acontecimentos que ainda não se viam e sendo temente a Deus, aparelhou uma arca para a salvação de sua casa; pela qual condenou o mundo e se tornou herdeiro da justiça que vem da fé.
b) Abraão - Pela fé, Abraão, quando chamado, obedeceu, a fim de ir para um lugar que devia receber por herança; e partiu sem saber aonde ia.
c) JosuéPela fé, ruíram as muralhas de Jericó, depois de rodeadas por sete dias.
·       Aquele problema insolúvel da sua vida. Talvez uma enfermidade crônica, talvez um objetivo inatingível, uma crise mal resolvida; muito se assemelha ao exército de faraó que aos poucos se aproxima. Como me livrar da derrota iminente? Como viver a vitória de Deus? Ouvindo Deus falar, crendo na sua palavra. Deus não é homem para mentir! Nm 23:19


III – AGINDO(v 15):
 3.1. Deus falou a Moisés, ele creu, transmitiu a sua fé ao povo e parou aí? O exército de faraó alcançou o povo que andava a pé e os dizimou completamente? Não sobrou um vivo, e Moisés subiu numa pedra e chorou amargamente aquela grande derrota de seu ministério? E mais descreu em Deus, amaldiçoou tudo o que cria e se matou? É este o desfecho desta história? Não!!!!!!
     3.1. Deus disse a Moisés: Diga aos filhos de Israel que marchem! Ao povo competia marchar. Deus esperava deles uma ação. Deus esperava deles que eles marchassem em direção ao mar. Morreriam todos afogados aos olhos humanos, mas era a parte deles, Marchar. Deus esperava de Moisés que ele continuasse a agir segundo a sua vontade. Deus esperava que Moisés estendesse a sua mão sobre o mar, e o resto era com ELE.
     3.2. Moisés agiu: estendeu sua mão sobre o mar. O povo agiu marchou em direção ao mar. Deus Agiu mandou o forte vento oriental e fendeu o mar e as laterais do caminho eram como muralhas de água, a direita e a esquerda.
     3.3. PARE, ouça a voz de Deus, creia e tome a ação que está em suas mãos. Deus deseja fender a muralha de água ou de concreto, ou de pensamentos e impossibilidades que está diante de você.
·         Declare que sua vida vai romper, seu ministério vai avançar, seus discípulos serão gerados.

·          Declare que é chegado o tempo onde grandes coisas irão acontecer na sua vida. Em Nome de Jesus!!!

Redação Catedral Da Paz

Rede Paz Brasil, Igreja Catedral Da Paz, Rio Verde-GO; Nas publicações podem conter Imagens e Textos das igrejas e seus oficiais e da Internet.
«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Deixe Seu Comentário

Leave a Reply

Deixe seu comentário.