» » » Sensualidade, Imoralidade, Pudor e Modéstia.

O que é bonito precisa ser mostrado, alguns afirmam que a sensualidade está na cabeça das pessoas. É verdade também.
 E creio que seja também por isto que as Escrituras Sagradas pedem pudor e discrição.
 As pessoas indiscretas alimentam o desejo das mentes carnais.
 Prefiro a frase "Aquilo que não está à venda, não se coloca na vitrine".
A Bíblia é a Palavra de Deus e nossa regra de fé e prática. Portanto, em todo e qualquer assunto devemos estudar o que ela nos diz, e no que se refere à sensualidade, encontramos com clareza o que não devemos ser e fazer.

Oséias 4:11 diz: "A sensualidade, o vinho e o mosto tiram o entendimento."
Neste texto de Oséias encontramos versões onde sensualidade foi traduzida por prostituição. Isso agrava mais ainda o significado da palavra.
A mídia em todos os aspectos tem pregado a sensualidade em tudo o que se vê. A humanidade tem sido influenciada pela mídia a pensar e ser cada vez mais sensual.
A sensualidade é o uso errado do corpo, das roupas, dos gestos, das palavras, dos olhares, das maquiagens, das músicas etc., com o fim de se expor para os outros a fim de alcançar seus objetivos através da sedução.
 O dicionário define sensualidade como Qualidade de sensual; Volúpia; Lascívia; Lubricidade; Luxúria.
1Tm 2.9 lemos "Que do mesmo modo as mulheres se ataviem em traje honesto, com pudor e modéstia".
É necessário existir pudor. Principalmente hoje vivendo numa cultura que cultua o corpo, incentiva as mulheres e homens a fazerem dos seus próprios corpos objeto de cobiça e que se sintam bem expondo sua sexualidade.
 Infelizmente, muitos que já entregaram suas vidas a Jesus, permanecem com hábitos, talvez inconscientemente (prefiro crer assim), que maculam a imagem de um homem e uma mulher de Deus.
Vivemos em tempos tão imorais que falar sobre pudor parece para alguns até retrogrado. Mas não é.
 Não é, porque seria o mesmo que afirmar que a Palavra de Deus não vale para nós hoje. O texto acima citado fala de vestir-se com pudor.
 A palavra pudor no grego(língua que foi escrita o Novo Testamento) é "aidos" que significa vergonha em exibir o corpo; ausência de sensualidade; ausência de desejo de atrair admiração para o corpo; pessoa não sensual.
Por que devemos nos vestir com pudor? 
Por que a Bíblia diz: "Fujam da imoralidade sexual.
 Todos os outros pecados que alguém comete, fora do corpo os comete; mas quem peca sexualmente, peca contra o seu próprio corpo.
Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de si mesmos? Vocês foram comprados por alto preço.
 Portanto, glorifiquem a Deus com o seu próprio corpo." 1 Cor.6.18-20
Parece exagerado usar esse texto para refletir sobre vestir-se com pudor. Mas creia, não é. 
Precisamos glorificar a Deus com o nosso corpo e o que vestimos tem tudo a ver com isso.
Para as mulheres há textos bem mais específicos como PV 31.30: "A formosura é uma ilusão, e a beleza acaba. Mas a mulher que teme o Senhor Deus será elogiada"
Mas, de maneira alguma os homens estão excluídos da responsabilidade que tem, enquanto cristãos, de se vestirem com pudor, pois todo cristão deve manifestar o fruto do espírito que é conseqüência de quem anda no espírito. Se assim não fizermos, certamente manifestaremos as obras da carne.
E sensualidade é uma delas.
Não é propósito aqui falar de uso e costumes, mas trazer uma reflexão sobre uma vida santificada. Os costumes mudam, mas os princípios da Palavra de Deus são eternos. "O mundo e a sua cobiça passam, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre" 1 Jo 2.15
A moda atual é marcada pela sensualidade exagerada.
 Precisamos estar atentos porque vestimenta é assunto de bom gosto e os servos de Deus precisam ter esse bom gosto. 
Não precisamos andar na contramão do mundo, no que se refere à moda, mas sim excluir das nossas opções o que é inadequado a um homem e uma mulher de Deus da mesma forma que devemos agir em todas as outras áreas da nossa vida.
E isto vale para mulheres e homens.
Compete ao que teme a Deus consultar seu coração e usar o bom senso para escolher suas roupas de maneira a não escandalizar os irmãos e não entristecer o Espírito Santo.

"Porque Deus não nos chamou para a impureza, mas para a santidade."1 Ts 4.7

Redação Catedral Da Paz

Rede Paz Brasil, Igreja Catedral Da Paz, Rio Verde-GO; Nas publicações podem conter Imagens e Textos das igrejas e seus oficiais e da Internet.
«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Deixe Seu Comentário

Leave a Reply

Pessoal Fiquem a Vontade Para Comentar nossas publicações