» » » Frutificai e multiplicai

Frutificai e multiplicai
 “E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a [...]” (Gn 1.28).


A criação do homem
Deus criou o homem à sua imagem e semelhança (Gn 1.26-27).
 Ele o fez puro, inocente, perfeito, sábio e belo em todos os aspectos, dando-lhe a capacidade de escolha (Gn 2.16-17).
  Entretanto, Deus não fez o homem para ficar só. Ele mesmo lhe deu uma esposa que lhe fosse companheira, amiga, com quem Adão pudesse compartilhar seus sonhos, sentimentos e anseios (Gn 2.18, 21-24).
 E, ainda no jardim do Éden, Deus deu a Adão e Eva a ordem para frutificarem e se multiplicarem, para perpetuação da raça humana e completude do propósito divino (Gn 1.28). Eles deveriam ter filhos e haveriam de se alegrar no cumprimento da ordem do Senhor.
 Sabemos que um lar torna-se mais alegre com a chegada dos filhos (Sl 127.3-5).
   As crianças trazem “vida” para a família e enchem a casa de algo muito especial (Sl 128.3).
 As crianças querem aprender (Dt 6.7).
 Elas são curiosas e fazem muitas perguntas.
 Elas estão sempre em movimento e quase não param (exceto quando dormem)… Parece que a casa cheia de crianças não fica arrumada.
 Os pais se cansam e desejam que elas cresçam logo para conseguirem fazer suas coisas sozinhas.
 E elas crescem e também irão ter o seu próprio lar, os próprios filhos e o ciclo da vida se completa (Sl 128.6).

 A Igreja e os novos convertidos
  Na igreja, a dinâmica da vida espiritual é a mesma da família.
 Paulo disse que somos família de Deus (Ef 2.19).
 Geramos filhos espirituais (Gl 4.19), e estes são semelhantes às nossas crianças. Precisam de atenção, de cuidado, de ensino, de carinho, de apoio, de respostas às suas inúmeras perguntas, de oração, de alimento espiritual (1Pe 2.2).
 O apóstolo Paulo afirma que a Igreja, ou “a Jerusalém que desce do alto”, é a nossa mãe (Gl 4.26).
  A Bíblia diz que a Igreja é que faz o papel de mãe para o povo de Deus.
   Isto significa que o cuidado com os filhos pequenos, o preparo do alimento espiritual (1Co 3.2), os cuidados necessários de higiene e disciplina (Hb 12.5-8), o Senhor deixou por conta da igreja (um papel maternal).
  Sabemos que a criança precisa dos pais para uma boa educação (Pv 10.1).
  Uma criança educada e obediente traz elogios para seus pais (Pv 17.6), principalmente para sua mãe (Pv 29.15).
 Portanto, o projeto de Deus para a Igreja é que ela possa gerar filhos saudáveis, que amadureçam no temor do Senhor, que pratiquem sua Palavra e cumpram a sua boa vontade.

    A ordem do Senhor
O Senhor ordenou ao primeiro casal que eles se multiplicassem e enchessem a terra com seus descendentes.
 Essa ordem é a mesma para a Igreja.

 Jesus deu a seguinte ordem aos seus seguidores: “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos.” (Mt 28.19-20).

 Cada crente recebe do Senhor a mesma incumbência: fazer discípulos.
 Na linguagem da família, isto significa “gerar filhos espirituais”.
 Os filhos são o fruto do amor do casal, no plano físico perfeito de Deus.
 No sentido espiritual, os filhos espirituais são o resultado do amor de Deus derramado em nossos corações (Rm 5.5).
  A família cresce por meio do nosso amor ao Pai.
 Esse amor nos leva a pregar a Palavra, a amar as pessoas e levá-las ao coração de Deus.

 Você já teve a experiência de ganhar alguém para o Reino de Deus?

  Quando o Senhor Jesus chamou Pedro para segui-lo, Ele lhe disse que faria dele um “pescador de homens” (Mc 1.16-17).
 E realmente Pedro foi um grande pescador de homens (At 2.14-41).
 Mas esta tarefa não é apenas de algumas pessoas capacitadas e chamadas por Deus.
 Esta é uma tarefa de todos. Foi dada a toda a Igreja. É nossa! É sua!

A Igreja e os frutos
Jesus comparou a Igreja (seus discípulos) com uma videira (Jo 15.1). Ele disse: “Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. Toda a vara em mim, que não dá fruto, ele a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto.” (Jo 15.1-2).
A nossa vida está ligada a Cristo. É dele que sai todo o suprimento para nos manter vivos e frutíferos. Fomos feitos para frutificar (Jo 15.16). Para multiplicar. Não podemos ficar inativos, infrutíferos (Tt 3.14), pois, nesse caso, o agricultor terá de cortar os galhos que não cumprem o seu propósito (Jo 15.6).
 Todo aquele que encontrou a água viva, assim como a mulher samaritana, vai imediatamente levar a boa notícia: que tem água viva para todos (Jo 4.28-30).
   O suprimento de Deus nos torna em fontes a jorrar para a vida eterna (Jo 4.14), aleluia! Portanto, meu irmão, não fique parado, mas vá falar do amor de Cristo aos seus vizinhos, familiares, amigos e conhecidos.
  Corra para anunciar que o perdão de Deus está à disposição daquele que o buscar.
  Mostre o caminho da “fonte” para o que está perecendo no deserto da vida.
 Mostre a verdade para o que está em trevas, deixe a sua luz brilhar.
 Seja modelo para os seus parentes, para os seus vizinhos.
 Lembre-se que a semeadura da Palavra está em nossas mãos (Mc 4.3), mas os resultados pertencem ao Senhor.
 É o Espírito Santo quem convence o mundo do pecado, da justiça e do juízo.
 Nós colocamos em prática a sua ordem, a “Grande Comissão” (Mt 28.19-20), Ele vivifica a Palavra anunciada e faz a semente brotar nos corações (1Co 3.6).
Que, naquele glorioso dia que nos aguarda (1Co 3.13-14), você possa estar com suas mãos cheias de precioso fruto para a glória de Deus: vidas salvas por meio de seu testemunho e da pregação da Palavra.

Desafios para a semana: Peça a Deus a bênção de evangelizar uma pessoa nesta semana.
Se você já tem mais anos de experiência com Cristo, procure ajudar algum novo convertido na sua jornada.
 Pegue a ficha com o líder de sua célula, ore por esse irmão, visite-o, leve-o à sua célula e caminhe com ele nos primeiros passos da fé.
Peça ao Senhor a graça de semear a Palavra viva nos corações e de ver o fruto espiritual da salvação nas pessoas com quem você convive.
Convide alguém para vir à igreja no próximo domingo e ore por essa pessoa.

Lembre-se o reino de Deus é muito organizado, não pregamos sem propósitos ou responsabilidades, temos um papel em nossa igreja local e devemos conduzir nossos convidados para nosso convívio, ou seja a sua igreja local, onde você poderá acompanhar e cuidar.

Redação Catedral Da Paz

Rede Paz Brasil, Igreja Catedral Da Paz, Rio Verde-GO; Nas publicações podem conter Imagens e Textos das igrejas e seus oficiais e da Internet.
«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga