» » Deserto de Paran ou Parã

19/11/2013

O Deserto de Paran ou deserto de Parã (hebraico מדבר פארן Midbar Par'an), é o lugar onde os israelitas passaram a maior parte dos seus 40 anos de peregrinação.
O Rei Davi passou algum tempo no deserto de Paran depois que Samuel morreu (I Samuel 25:1). É também o lugar de onde a serva de Abraão, Hagar e seu primeiro filho Ismael foram tomados (Gênesis 21) e aparecem nas primeiras linhas do livro de Deuteronômio.
"Então, Deus abriu-lhe [de Hagar] olhos e ela viu um poço de água. Então, ela correu e encheu a botija(de pele) com água e deu de beber ao menino. Deus estava com o menino como ele cresceu.

 Ele viveu no deserto e tornou-se um arqueiro. Enquanto ele estava vivendo no deserto de Parã, e sua mãe tomou uma esposa para ele do Egito.
 Naquele momento o comandante das forças de Abimeleque, Ficol disse a Abraão: "Deus está com você em tudo que você faz. (Gênesis 21:19 -- 22, NVI) "
"Ele disse: 'O Senhor veio do Sinai e amanheceu sobre os montes de Seir; ele resplandeceu desde o monte Parã. Ele veio com miríades de santos do sul, no caminho de sua montanha. (Deuteronômio 33:2, NVI) "
"Estas são as palavras de Moisés falou a todo o Israel no deserto a leste do Jordânia - que é, na Aravá - So(u)ph oposto, entre Parã e Tofel, Laban, Hazerote e Di-. (Deuteronômio 1:1, NVI)
"Então os israelitas partiram do deserto do Sinai, e viajou de um lugar para outro até que a nuvem parou no deserto de Parã. (Números 10:12, NVI)"
Um lugar que quase nunca mudou.
Em uma pesquisa geológica realizada na região, no Deserto de Paran foi constatado que este lugar é uma verdadeira relíquia geológica, segundo os estudos, o Deserto de Paran não mudou., nem muda há mais de "10 milhões de anos", se este fato é verdadeiro, isto quer dizer que este lugar é o mesmo hoje como era nos dias em que o povo de Israel viveu ali por cerca de 40 anos.
Infelizmente, por causa da distância e da dificuldade de acesso, este lugar normalmente está fora dos roteiros turísticos, mas para mim é uma das principais recomendações a aquele que busca conhecer a Terra Santa como ela era a milhares de anos atrás.
Fonte: cafe torah

Redação Catedral Da Paz

Rede Paz Brasil, Igreja Catedral Da Paz, Rio Verde-GO; Nas publicações podem conter Imagens e Textos das igrejas e seus oficiais e da Internet.
«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga